Pai da Tabela e da Vodca

Você sabe quem inventou a bebida Vodca? A Vodca é uma mistura de água e álcool, parece simples misturar esses dois líquidos, mas na verdade a combinação depende das propriedades moleculares dos dois compostos, mais precisamente dos pesos relativos.

A vodca foi uma das primeiras bebidas destiladas a ser descoberta na Rússia, possuía a denominação de aguinha (vodca em Russo). Este destilado era misturado à água e usado como anestésico e desinfetante, até então não existia nenhuma fórmula ideal para a bebida, ou seja, a porcentagem de álcool chegava até a 90%.

É para isso que o conhecimento faz-se importante nestas horas, sendo assim, um cientista, professor da Universidade de São Petersburgo, deu os primeiros passos para a padronização dessa bebida. Este professor é famoso até os dias atuais por suas várias descobertas, entre elas, a organização da Tabela Periódica, estamos falando de Dmitri Ivanovich Mendeleev.

Mais conhecido como Mendeleev, este exímio cientista descobriu a fórmula perfeita para a Vodca por volta do ano de 1893, e é usada até os dias atuais. Após realizar vários experimentos – ele passou cerca de um ano e meio misturando água e álcool – Mendeleev chegou à composição ideal para a vodca: 40% de álcool e 60% de água. E já no ano de 1894 a Vodca Russa já seguia por lei a fórmula proposta por ele.

Por estas e outras razões o professor Mendeleev é visto como um grande químico na Rússia e no mundo, o que pode ser comprovado no Museu da Vodca em Moscou. Entre as façanhas de Mendeleev se encontra um importante trabalho: a organização da Tabela Periódica, ele foi o único cientista que tentava relacionar a massa atômica às propriedades dos elementos. Em 1869 formulou a 1ª Tabela Periódica dos Elementos, e é nela que se baseia a atual.

Dmitri Ivanovic Mendeleev, nasceu na cidade de Tobolsk na Sibéria, no dia 8 de fevereiro de 1834 e morreu no dia 2 de fevereiro de 1907, em São Petersburgo, Rússia. Era o filho caçula de uma família de 17 irmãos. Seu pai, Ivan Pavlovich Mendeleev, era diretor da escola de seu povoado. Em 1955, o elemento atômico n.º 101 da tabela periódica recebeu o nome Mendelévio (Md), em sua homenagem.

Veja outros artigos do Canal ScotchDry AQUI.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *