Topo Gigio é um personagem de um programa infantil criado em 1958 pela italiana Maria Perego. Um ratinho com uma personalidade infantil, muito popular na Itália durante várias décadas, media aproximadamente 20 centímetros de altura. Fora da Itália, Topo Gigio fez parte de outros programas de televisão como o Ed Sullivan’s Show, nos EUA, Nippon Animation (1988), um cartoon, no Japão e em Portugal, em 1979, num programa televisivo apresentado por Rui Guedes.
No Brasil o personagem apareceu pela primeira vez no programa Mister Show, na Rede Globo, em 1969. Ele dividia a telinha com o humorista Agildo Ribeiro. Os dois, boneco e ator, viraram mania nacional. Uma infinidade de produtos foram lançados com a estampa do ratinho. Agildo fazia o papel do adulto que educa uma criança e Topo Gigio era essa criança adorável. Agildo perguntava “Já escovou os dentinhos” e Topo Gigio respondia com seu sotaque característico “djááá”.
O programa causou um certo alvoroço quando alguns pisicólogos e educadores acusaram o personagem de só incentivar o lado bom das crianças, deixando de lado a agressividade e a maldade, necessárias para equilibrar a formação da personalidade infantil. A série deixaria a TV brasileira em 1971.
Em 1983, o personagem voltaria a TV, dessa vez na TV Bandeirantes, com o programa Boa Noite, Amiguinhos, que passou despercebido. Em 1987, nova tentativa, agora com um novo companheiro para Topo Gigio, o ator Roberto Petráglia. Novamente não houve a repercussão esperada e o personagem foi novamente retirado do ar. Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, dessa vez dentro do programa Zorra Total, mas desistiu diante dos altos custos que a empresa italiana, detentora dos direitos do personagem, pediu para liberar Topo Gigio.
Topo Gigio adorava cantar e dançar, especialmente a música Meu Limão Meu Limoeiro, e sempre no final do programa aparecia de pijama e toca e rezava para dormir, ensinando as crianças a rezar também. O ratinho Topo Gigio foi para muitos adultos, crianças na década de 70, o que Shrek representa para as crianças atualmente.
Não foi só no Brasil e na Itália que Topo Gigio fez sucesso. Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Alemanha, Japão, México, Países Baixos, Paraguai, Peru, Portugal, Espanha, Uruguai, Venezuela e até a antiga Iugoslávia também tiveram as suas versões do Ratinho. Nos EUA, ele estreou no programa Ed Sullivan, que tinha a maior audiência da televisão norte-americana entre 1948 e 1971.