Dancin’ Days foi uma novela, exibida pela Rede Globo de 10 de julho de 1978 a 27 de janeiro de 1979, às 20 horas, com 173 capítulos. Mais de 40 anos se passaram da antológica novela, que ditou a moda de toda uma geração. Quem não se lembra das coloridas meias de lurex e do jogging de cetim usados pela personagem Júlia, vivida pela jovem Sônia Braga? O visual da personagem, totalmente ousado para a época, eram imitadas pela juventude, o estilo de Julia Mattos virou febre nacional.
O mundo vivia o auge da era Disco e a novela foi responsável pela popularização das discotecas no Brasil. Na abertura, a música tema das Frenéticas, “Abra suas Asas”, mostrava cenas típicas daquele tempo: muitas luzes, cores e a famosa sandália e meia colorida de lurex tornaram-se obrigatórias nos pés femininos.
Na época, Sônia Braga entrou num baile de debutantes em certa capital brasileira e ficou sem fala. Na sua frente, quase uma centena de sósias de Júlia Mattos. Todas com o mesmo penteado, a mesma maquiagem e, com pequenas variantes, o mesmíssimo vestido preto e branco que sua personagem usara alguns capítulos antes daquela data. O que Júlia Mattos vestia, dizia ou fazia na tela da Rede Globo, na noite anterior, no dia seguinte estava sendo copiado e repetido de Norte a Sul do Brasil por mulheres mais jovens, mais velhas e, até, muito mais velhas que a vingativa-mas-romântica personagem criada por Gilberto Braga.
Outra febre nacional foi a boneca Pepa, fabricada na década de 70 pela Estrela em homenagem a atriz, Pepita Rodrigues que interpretou a personagem Carminha, vendeu mais de 400 mil unidades. O LP com a trilha sonora internacional, entre eles o badalado “Macho Man” (Village People), vendeu cerca de um milhão de cópias.