Você sabe o que é Penterofobia? é o medo exagerado, aversão, fobia ou irracional da sogra. Tem gente que não encontra com a sogra de jeito nenhum, pode tremer, suar frio, perder o fôlego, até desmaiar.
Ninguém tem certeza de onde e como essa história de sogra ser ruim começou, mas sabe-se que elas já causavam polêmica mesmo séculos antes de Cristo. Segundo a mitologia grega, até mesmo Afrodite, a deusa do amor, já fez as vezes de sogra má. Enciumada com o amor do filho Éros pela belíssima mortal Psiqué, a deusa faz de tudo para separar os dois e, literalmente, mandar a nora para os infernos.
O mito da sogra má é resultado de inúmeras experiências através das gerações, que acabaram formando uma imagem no qual prevalecem os aspectos negativos. O mito é cultural, resultado da estrutura patriarcal da família, na qual o homem está no topo da hierarquia e a mulher serve só para as tarefas domésticas. Quando a mulher é a sogra, já não tem funções e fica estereotipada como alguém que não tem nada pra fazer a não ser incomodar. O resultado é que as sogras são obrigadas a conviver com más referências, expressões pejorativas e uma infinidade de piadas, como no nome do doce olho-de-sogra (cujo nome original era olho-de-cobra) e do brinquedo língua-de-sogra (que, além de ser “linguarudo”, provoca um som estridente).
É claro que existem sogras que honram o título, por serem ruins e atormentam a vida dos genros, mas a maioria das sogras são mães amáveis, atenciosas e carinhosas e tratam os genros e noras como seus filhos(as).
O lado ruim da Sogra
Parece que as sogras nasceram apenas para infernizar a vida dos genros. Toda piada sobre sogra tem sempre um pobre coitado de um genro. Sogra quando dá para ser venenosa ataca o genro, a nora e até a outra sogra. Sogra contra sogra é briga de serpente grande. Se você não quiser ferrar de vez com o casamento, a melhor coisa a fazer é morar bem longe das duas, pelo menos umas seis horas de viagem (de avião).
Tem umas que resolvem competir com a nora em tudo, como quem cozinha melhor, quem sabe cuidar da casa com mais capricho, e até quem é melhor mãe! Agora, quando as sogras resolvem assumir o papel de mãe dos netos a coisa fica insuportável. A primeira coisa que fazem é tentar rebaixar a nora à condição de mera ajudante na criação dos netos. Você mal saiu da maternindade, ainda está com os tornozelos inchados, os seios explodindo com leite, com dores pelo corpo inteiro depois de ter dado a luz, e quem aparece em casa para infernizar sua vida? Sim, é isto mesmo que estão pensando: A Sogra!!!
E ela já chega colocando defeito em tudo, arrastando uma mala enorme para passar uma loooonga temporada em sua casa. Logo depois de retirar a criança do berço e dizer que ela puxou a família dela por ser bonita (sua familia é feia), se instala em sua casa e assume seu papel de avó e mãe. Ela vai fazer tudo para mostrar que ninguém sabe trocar fraldas melhor que ela, que entende tudo de recém-nascido e que só ela entende o que é ser mãe! Elas adoram dar uma ênfase maior e um certo ar de emotividade quando dizem a palavra Mãe? Depois que ela invadir seu território, nem macumba vai tira-la de lá! Nem adianta colocar vassoura atrás da porta, jogar sal no fogão ou fazer oração para Santo Expedito, porque a velha costuma ser imune a todo tipo de mandinga.
Você acha que o ódio entre homens pode ser maior? Pois fique sabendo que disputar o amor de um filho com uma mãe pode ser bem pior!! Afinal, quem é você para aparecer e já ir querendo ser mais importante na vida do “Junior”? Como pode ter a audácia de fazer com que ele te ame mais do que a ela? Toda sogra chata gosta de dizer que adora uma ex-namorada do filho e sente muito por eles não terem dado certo. Agora, pior do que a velha morar na casa da nora é quando acontece o contrário, e a nora é que acaba indo morar no ninho da serpente. Ai, Ai, Ai, minha filha, tu tá lascada e mau paga!!!!!
O lado maravilhoso da Sogra
Sabe aquele cara que você ama? Teve uma mulher que amou ele antes de você!
Você chegou depois, portanto deve respeitar a ordem das coisas.
O seu amor por ele às vezes pisca e falha. O dela não!
Ele é lindo, não é? Sim! Ela também acha!
Ela vive por aí com uma foto dele estampada na carteira, outra no quadro da sala.
Ela adora vê-lo dormir. Por diversas vezes ela se quer pregou os olhos. O zelo era tanto, que ela somou noites velando sono.
Sabe aquela cicatriz que ele tem no braço? Foi ela quem cuidou dessa ferida. Dessa e de todas as outras. Inclusive as do coração, em consequência daquelas vezes que vocês brigaram. É o colo dela que ele procura quando a coisa aperta!
Não fique com ciúmes! Deixa de ser boba! Ela é uma mulher incrível!
Foi com ela que ele aprendeu a ser homem, foi dela que ele recebeu os melhores conselhos. Foi ela que lapidou esse cara. Você não fez nada! Já recebeu ele pronto! Seja mais grata!
Ela te deu a sua metade, te deu companhia, felicidade. Ela doou a ti uma parte dela. Pra te fazer feliz, hoje ela vive com o coração fora do peito! Cuide bem dele, menina!
Existe ex-mulher, ex-namorada. Mas ela nunca será ex. Esse prefixo não acompanha o nome dessa Dona. Seja sábia! Vá lá e abrace-a!
O que aqui se planta, aqui mesmo se leva. Um dia você vai esculpir um ser perfeito e alguém vai levá-lo. É o ciclo da vida!
Essa mulher a quem me refiro é a única pessoa que pode te ensinar o que é amor de verdade! Convide-a para um café e escute atentamente. Senta lá e aprende!
“Por traz de uma grande homem existe uma grande mulher!”
Esse provérbio é mentira!
Por traz de um grande homem, existem sempre duas!