Doenças transmitidas pelo beijo

Você sabia que existe uma lista de doenças que podem ser transmitidas por um simples beijo na boca? Parece que sair por aí beijando diversas pessoas desconhecidas pode ser mais arriscado do que imaginamos. As principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são infecciosas e algumas delas podem ser bastante graves. Por isso, mantenha esse tipo de contato íntimo apenas com pessoas de confiança.
As doenças transmitidas por beijos na boca são majoritariamente provocadas por vírus, fungos ou bactérias. Veja:

Mononucleose infecciosa
A mononucleose, popularmente conhecida como doença do beijo, é uma doença contagiosa, provocada pelo vírus Epstein-Barr. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem se manifestar por até um mês. O tratamento costuma ser feito com paracetamol, repouso e consumo de líquidos. Os principais sintomas da mononucleose infecciosa são fadiga, mal-estar, dor no corpo e febre, que pode ser baixa ou chegar a 40ºC, dor de garganta e gânglios na região do pescoço, que duram entre 15 dias e um mês. Algumas pessoas podem ter uma variante mais intensa da doença, podendo haver dor forte nas articulações, dor na barriga e manchas pelo corpo. Na presença destes sintomas, deve-se procurar atendimento com clínico geral, que irá solicitar exames de sangue, como hemograma.

Gripe e resfriados
Os beijos também podem resultar em resfriados, doenças causadas por vírus. Os sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça, fadiga, dor de garganta e outros. O tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos.

Herpes
Essa doença é causada pelo vírus herpes simples, transmitido através do contato íntimo com pessoas que já estão infectadas. Dá origem a uma lesão na boca, que apresenta cor avermelhada e pequenas bolhas. A lesão causa febre, dor e formigamento.

Candidíase
A doença é causada por fungos e se manifesta quando uma pessoa apresenta baixa imunidade. É transmitida pelo beijo e dá origem a uma lesão vermelha ou branca na língua. O tratamento é feito com medicamento antifúngico. Normalmente é indicativo de candidíase o aparecimento de uma uma pequena lesão avermelhada ou esbranquiçada na língua, que pode ser dolorida e dura cerca de cinco dias. Entretanto, em pessoas mais frágeis ou com a imunidade enfraquecida, como bebês, pessoas desnutridas ou com doenças crônicas, por exemplo, podem desenvolver a forma mais grave da infecção, com várias placas brancas na boca.

Sífilis
A doença é causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida pela saliva humana. Causa feridas na boca. Precisa de tratamento rápido para evitar a evolução para uma doença crônica, que pode causar lesões graves, inclusive no cérebro. O tratamento é feito com antibiótico penicilina.

Catapora
Também conhecida como varicela ou cobreiro, a catapora é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus da varicela-zoster, que ocorre principalmente em crianças, no entanto, adultos que nunca tiveram ou que não foram vacinados, podem ser contaminados. A infecção é feita pela saliva ou pelo contato com as lesões da pele.

Caxumba
A caxumba, também conhecida como papeira ou parotidite, é uma infecção viral causada pelo vírus Paramyxovirus, que pode ser transmitida por gotículas de saliva e leva à inflamação das glândulas salivares e sublinguais.

Meningite
Beijar também pode causar meningite meningocócica, uma doença perigosa e que evolui rapidamente, podendo levar à morte. Os principais sintomas são vômito, dor de cabeça, febre, rigidez da nuca, diarreia, entre outros.

Para reduzir as chances de contaminação por qualquer uma dessas doenças, evite beijar múltiplos parceiros/as em festas, no carnaval ou outras ocasiões. Além disso, cuide para manter sua imunidade alta, através de uma alimentação saudável, muita hidratação do organismo com água e consumo de vitaminas.

Veja outros artigos do Canal Digimed AQUI.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *