38ª Cavalgada do Mar, de Torres a Palmares do Sul

O Instituto Cultural Cavalgada do Mar é responsável pela 38ª Cavalgada do Mar, que acontece de Torres a Palmares do Sul, de 02 a 10 de fevereiro de 2024. O evento inicia em Torres, com saída marcada às 7h30min, do CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João. A Cavalgada conta com o apoio da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte. Um evento consagrado, que já foi uma das maiores Cavalgadas do Mundo, e leva a cultura gaúcha para o litoral todos os anos.

Durante oito dias, a tradição gaúcha ganhará vida nos corações de turistas, veranistas e moradores do Litoral Norte com a participação de cavaleiros, amazonas e entusiastas, em um percurso de aproximadamente 300 quilômetros pela costa oceânica. “Homenagear o homem do campo é um dos objetivos da nossa cavalgada, aquele gaúcho que não desiste. Com esta singela homenagem, reunimos amigos feitos no lombo do cavalo, amizades de uma vida inteira. Não há nada melhor”, destaca o presidente da Cavalgada, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

Dentro da programação da 38ª edição da Cavalgada, ocorrerão ações como piquetes, declamação de poesias, entre outros desempenhos que engrandecem a cultura gaúcha. Os três primeiro lugares de cada categoria serão premiados.

As incrições da Cavalgada do Mar você pode adquirir com preço reduzido antecipada pela Sympla por R$ 60,00 e no local por R$ 70,00. Estas inscrições podem ser feitas apenas por maiores de 18 anos. As inscrições antecipadas não isentam a apresentação de exames e demais documentos sanitários para o ingresso de animais no evento.

No dia 2 de Fevereiro, as 20h, acontece o Jantar alusivo à Cavalgada do Mar, no CTG Porteira Gaúcha, em Torres RS e no dia 5 de Fevereiro, as 20h, acontece o Jantar no Parque Municipal de Eventos em Imbé RS.

Partindo do CTG Porteira Gaúcha em Torres, e chegando em Palmares do Sul, na praia do Rei do Peixe. Mais informações com o Instituto Cultural Cavalgada do Mar pelo WhatsApp 51-99245.6285 com Flavio Lemos.

Roteiro da Cavalgada

02/02 – Concentração – CTG Porteira Gaúcha – Torres.
03/02 – Partida Torres a Arroio do Sal – CTG Rincão da Estância.
04/02 – Partida de Arroio do Sal a Capão da Canoa – CTG João Sobrinho.
05/02 – Partida de Capão da Canoa a Imbé – Parque de Rodeios Santa Terezinha.
06/02 – Descanso em Imbé – Palestras.
07/02 – Partida de Imbé a Tramandaí – Parque de Festa do Peixe.
08/02 – Partida de Tramandaí a Cidreira – Farol de Salinas (Santa).
09/02 – Partida de Cidreira a Palmares do Sul – Rei do Peixe.
10/02 – Almoço de encerramento em Palmares do Sul – Rei do Peixe.

Música Cavalgada do Mar, composição de Vilmar Romera.

O início da Cavalgada do Mar
A primeira Cavalgada do Mar foi realizada em 1984, organizada pelo maestro Machadinho, João José Machado, advogado da Prefeitura de Palmares do Sul, para protestar pelo fechamento do Banco Sulbrasileiro. O primeiro trajeto teve a participação de 60 cavaleiros. Em 2004, a cavalgada gaúcha entrou no Livro dos Recordes (Guinnes Book) como o maior evento festivo do homem a cavalo do mundo.

Outro nome importante do evento é Vilmar Romera, ex comandante, foi patrão do CTG 35 e recebeu a Comenda Cavaleiros do Mar, no dia 7 de março de 2007, no Palácio Piratini, das mãos da então governadora Yeda Crusius. Romera ainda esteve presente na Cavalgada do Mar de 2014, mesmo com a saúde debilitada.
Em 2015, na 31ª edição da Cavalgada do Mar, o grupo de advogados cavalarianos, liderado pelo patrão do Piquete da OAB/RS e vice-presidente da entidade, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, homenageou o ex comandante da Cavalgada do Mar, Vilmar Romera, que faleceu no dia 4 de dezembro de 2014, aos 73 anos.

Veja outros artigos do Canal ChasqueSul AQUI.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *