A história do Bibendum, o boneco da Michelin

Bibendum, conhecido como boneco da Michelin, é o mascote da empresa francesa de pneus Michelin. É um dos mais antigos mascotes do mundo, criado pelo artista e cartunista francês O’Galop em 1898 para a Exposição Internacional e Colonial em Lyon. O desenho corresponde a uma pilha de pneus. O nome tem origem na frase latina “ nunc est bibendum” (Bebamos agora). Diz a lenda da empresa que os irmãos Édouard e André Michelin o sonharam pela primeira vez depois de avistarem uma pilha de pneus numa exposição em Lyon em 1894 e decidirem que se parecia com um homem.

Aquele primeiro anúncio em 1898 mostrando a criatura do Homem Michelin… é bizarro hoje por vários motivos. Primeiro, Nunc est bibendum é uma citação do antigo poeta romano Horácio que se traduz como Agora é a hora de beber (a linha inferior em francês diz que o pneu Michelin bebe obstáculos). Segundo, o artista optou por preservar o design da “pilha de pneus”, transformando a boca de Bibendum em uma mandíbula articulada que inclina para trás os dois terços superiores de sua cabeça.

Os primeiros designs do mascote icônico mostra que o rosto nem sempre foi tão amigável – na verdade, as primeiras iterações do Homem Michelin atingiram os olhos modernos como uma visão do horror surrealista vintage.

O boneco da Michelin chegou ao topo nos anos 2000, uma fase que pode ser considerada como a de sua maior consagração. O Financial Times formou um júri para eleger o Bibendum como maior ícone de empresas de todos os tempos. A partir de então, vieram novas homenagens e novidades, incluindo uma versão do boneco da Michelin feita em alta tecnologia 3D, obtida através de muita inovação artística.

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