O que Jesus comeria hoje?

Comer como Jesus é o princípio de uma dieta nos Estados Unidos, que pode virar moda, se o livro do médico Donald Colbert, da Flórida, convencer os americanos. No livro “O que Jesus comeria?”, lançado em 2005, o autor garante que emagrecer não significa necessariamente ter de carregar uma cruz. Colbert recomenda que fazer a pergunta que dá nome à sua obra, antes das refeições é a melhor maneira de se manter magro e saudável.
O médico explora algumas das regras alimentares do Velho Testamento e analisa outros alimentos mencionados na Bíblia.
“Se você realmente segue Jesus em todas as áreas da sua vida, você não pode ignorar os hábitos alimentares dele”, diz Colbert.

“A saúde dos americanos está em declínio, principalmente por conta das escolhas alimentares erradas. Temos uma epidemia de obesidade. As pessoas comem quando estão estressadas, comem quando estão indo de um lugar para o outro e todo mundo está pedindo porções grandes. Muita gente não tem vontade de mudar a dieta, em vez disso, eles começam a tomar remédios para controlar os sintomas das doenças relacionadas à obesidade. Mas não devia ser assim”, disse ele.

Livro A Dieta de Jesus
Lançado no Brasil em janeiro de 2006, o livro mostra que o cardápio da Palestina dos tempos de Cristo era um convite à vida saudável e agrega os ensinamentos de Jesus a uma vida equilibrada no corpo e na alma. Indicado para a geração saúde que tem buscado textos mais realistas que aliam espiritualidade em busca do bem estar.

O que Jesus comia?
Na última ceia, Jesus teria comido pão e bebido vinho. Exemplo dessa dieta está no Evangelho de Lucas 24:42 que diz: “Então, eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado e um favo de mel, o que ele tomou e comeu diante deles”.

Segundo Colbert, “Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural – muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas. Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho e ele só comia carne em ocasiões especiais, talvez uma vez por mês, como na parábola em que o filho pródigo come o bezerro engordado.”

Dieta mediterrânea
O tutor em teologia e estudioso do Novo Testamento Eric Eve, da Universidade de Oxford, disse que “a dieta do camponês mediterrâneo na época de Jesus teria sido à base de pão. Perto do Lago Tiberíades – o Mar da Galileia – o peixe também teria sido uma parte importante da dieta, mas provavelmente os camponeses só o comiam na forma de patê, espalhado no pão. Também se cultivava uva e azeitonas na região, mas apenas para a produção de vinho e azeite, e não para o consumo próprio”.
Eric Eve disse ainda que a comida, naquela época, provavelmente era escassa. “Muitos provavelmente devem ter passado fome boa parte do tempo, ou comiam apenas o necessário”.

Segundo o autor do livro, o modo como as pessoas comiam nos tempos bíblicos também é importante na dieta. “Eles comiam por horas, com calma. Os discípulos se sentavam e conversavam durante o jantar, não comiam comida pronta quando iam de um lugar para o outro, como nós fazemos.”

O reverendo Gordon Gatward, diretor do Centro Arthur Rank, que é parte da Sociedade Real de Agricultura da Inglaterra, disse que “muitos dos religiosos mais fervorosos acusam Jesus de ser um beberrão de vinho e um glutão, porque ele gostava de festas. Mas o interessante é que tanto entre os judeus como entre os cristãos, o foco das comemorações e dos rituais envolve refeições. Nós rezamos antes de comer porque o alimento é um presente de Deus. Mas se trata de mais do que uma simples dieta física. Se trata também de uma dieta espiritual. A fé cristã encara o assunto de maneira holística”, conclui.

Veja outros artigos do Canal PopKids AQUI.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *