O Squash vem crescendo muito em popularidade. Os benefícios à saúde, o dinamismo do jogo e o encaixe no cotidiano de pessoas com pouco tempo para as atividades físicas (entre estas executivos, médicos, etc.), vêm assegurando o crescimento do esporte. Essa combinação do máximo de exercício num mínimo espaço de tempo tem sido um dos maiores atrativos do esporte. Atualmente calcula-se que existam mais de 15 milhões de praticantes espalhados por cerca de 130 países, estimando-se 50 mil quadras no mundo todo. No Brasil acredita-se que mais de 80 mil pessoas joguem squash nas quase 900 quadras do país, no RS contamos com aproximadamente 300 praticantes da modalidade distribuídos em 5 cidades.
A Inglaterra é o berço do squash. Sua origem ocorreu nos presídios britânicos. Há quase 200 anos, sob o nome de Rackets. Detentos da penitenciária de Fleet Debtor, em Londres, para matar o tempo ocioso e praticar atividades físicas batiam bolas (muito duras), nas paredes usando pedaços de madeira como raquetes. Em 1822, a tradicional escola Harrow introduzia a prática regular do Rackets, fazendo com que o esporte perdesse a estigma marginalizado para se difundir pelos clubes, universidades e escolas. Dessa forma, o Rackets ultrapassou os limites das prisões e popularizou-se pela Inglaterra. Somente na metade do século passado, o squash adquiriu esse nome (que em inglês quer dizer esmagar, uma provável referência à nova bolinha adaptada e mais macia).
A divulgação do squash pelo mundo deu-se pelas forças armadas inglesas, principalmente através dos jovens que perpetuaram o jogo fazendo quadras em todas as guarnições militares. Assim o Squash chegou à Itália, Oceania (Austrália e Nova Zelândia), Extremo Oriente (Paquistão), América do Norte (Canadá) e África (Egito), porém com uma exclusividade inicial a oficiais do exército, ricos colonos, comerciantes e funcionários do governo. Mas isso durou pouco. Hoje o esporte desenvolveu-se por todos os países, e não somente nos de colonização britânica.
Principais países e seus jogadores
As grandes forças do squash mundial são: Inglaterra, Austrália, Egito e Paquistão. Situado no Oriente Médio, o Paquistão, para a surpresa de muitos, é o país de onde saíram os melhores jogadores de squash de todos os tempos, incluindo a lenda Jahangir Khan (o maior da história) e o ex-número 1 do Ranking Mundial, Jansher Kahn, considerado um dos maiores jogadores de squash de todos os tempos. Ao longo de sua carreira, ele venceu o Aberto Mundial oito vezes e o Aberto da Inglaterra seis vezes.
Qual o segredo? Será que tem uma quadra em cada esquina por lá, assim como temos milhões de campos de futebol? Não! A colonização britânica originou famílias tradicionais espalhadas pelo país, o que gerou o desenvolvimento do esporte entre essa elite. Sendo assim, o squash está enraizado em clãs, como os Kahn (de Jahangir, não de Jansher!) que denominaram o esporte por tanto tempo. Os jogadores paquistaneses têm como característica uma forte determinação e concentração em quadra e fora dela. Talvez as marcas da religião muçulmana reflitam nessa centrada, obstinada e lutadora.
Squash no programa do Rio 2007
O squash fez parte do programa dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, a partir de um pedido pessoal do presidente da entidade, Mario Vazquez Raña, ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador Rio 2007, Carlos Arthur Nuzman, durante a Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-americana – ODEPA, na reunião que aconteceu no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro,
O Comitê Executivo da ODEPA decidiu admitir cinco modalidades não-olímpicas no programa do Rio 2007: futsal, karatê, boliche, esqui aquático e patinação. Agora, com a entrada do squash, o programa terá seis modalidades não olímpicas. Acesse o site da Confederação Brasileira de Squash: www.cbsquash.com.br.
Atualmente no Rio Grande do Sul, o esporte encontra-se organizado pela Federação de Squash do RS – www.squashrs.com.br. Entidade que conta com aproximadamente 250 filiados em todo estado. Contato pelo WhatsApp 51- 99590-8616.
Calendário de torneios organizados pela Federação Gaúcha de Squash 2024:
MARÇO
09 – Torneio inicio – Squash Club POA
MAIO
18 – 1ª Etapa – Squash Club POA
JUNHO
27 a 30 – Campeonato Sul Brasileiro – Curitiba PR/SC/RS
AGOSTO
24 – 2ª Etapa – (cidade a definir)
NOVEMBRO
14 a 17 – 45ª Campeonato Brasileiro – Brasileirão – SP
30 – 44ª Campeonato Gaúcho – Gauchão (local a definir)