Operação Mincemeat, o Soldado Que Não Existiu

09/07/1943 – Invasão pelas forças britânicas e americanas na Sicília, Itália, ocupado pelos Nazistas. A vitória foi instrumental para o colapso do regime de Mussolini e a subsequente assinatura do Armistício de Cassibile, um duro golpe nas forças fascistas. A Operação Mincemeat foi essencial para o fim da Segunda Guerra Mundial.

A Operação Mincemeat (Carne Moída) foi um bem sucedido plano de contrainformação da Inteligência Britânica colocado em prática durante a Segunda Guerra Mundial. Após se ver em desvantagem durante a metade da Guerra e Hitler já ter tomado boa parte da Europa, a Inglaterra precisa desesperadamente de um plano. Como parte dos planos gerais da Operação Barclay para disfarçar os preparativos da invasão da Itália a partir do Norte da África, Carne Moída ajudou a convencer o alto comando alemão de que os Aliados pretendiam invadir a Grécia e Sardenha em 1943 ao invés da Sicília, o verdadeiro objetivo.

Os agentes da Inteligência Britânica Ewen Montagu e Charles Cholmondeley tiveram a ideia para seu plano depois de lerem o memorando Trout de 1939, escrito pelos agentes John Godfrey e Ian Fleming (que mais tarde se tornaria o autor da série de livros 007). Eles obtiveram o corpo de Glyndwr Michael, um vagabundo que morreu por comer veneno de rato, vestiram-no como um oficial da Marinha Real Britânica e colocaram itens pessoais nele, identificando-o como identidade falsa do Major William Martin, O cadáver que se tornou o mais improvável herói da 2ª Guerra Mundial.

O plano foi aprovado pelo Primeiro-Ministro Winston Churchill e do comandante militar no Mediterrâneo, general Dwight D. Eisenhower e em 30 de abril de 1943, a cerca de 1,6 quilômetro da costa espanhola, o submarino britânico HMS Seraph emergiu das profundezas para desempenhar um papel essencial no plano secreto. O cadáver do homem, suposto militar da marinha britânica, com detalhes dos planos falsos dos Aliados, foi transportado até a praia de Punta Umbría, Espanha, onde acabou sendo encontrado no dia seguinte por um pescador.

Neutra na época, a Espanha acabou por compartilhar os documentos encontrados junto ao corpo com a Abwehr, a Inteligência Alemã presente no país, antes de devolver os “originais” para a Inglaterra. Exames forenses nos documentos mostraram que eles haviam sido lidos, e a marcha de reforços alemães para a Grécia e a Sardenha comprovou que os nazistas haviam caído na armadilha já que a Sicília não recebeu nenhum reforço nem mesmo quando já estava sendo invadida.

Dessa forma, até que os alemães se tocassem do engano a operação foi um sucesso e no dia 9 de julho de 1943 as forças britânicas e americanas invadiram a Sicília, Itália, ocupado pelos Nazistas, os aliados conseguiram retomar o território italiano como muito menos resistência que o esperado. A vitória foi instrumental para o colapso do regime de Mussolini e a subsequente assinatura do Armistício de Cassibile, um duro golpe nas forças fascistas. A Operação Mincemeat foi essencial para o fim da Segunda Guerra Mundial.

Essa história foi contada no filme O Soldado Que Não Existiu, lançado em 2022, protagonizada por Colin Firth, Matthew Macfadyen, Penelope Wilton, Kelly MacDonald e Jason Isaacs no elenco.

O Soldado que Não Existiu – Trailer

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *