Assembleia Legislativa entrega Prêmio Folha Verde 2023

Em cerimônia no Teatro Dante Barone, no dia 11 de dezembro, foram entregues troféus aos vencedores das 15 categorias da 10ª edição do Prêmio Folha Verde, na presença de parlamentares, autoridades e convidados. A distinção é promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia gaúcha.

Ao saudar a todos, o presidente da comissão, deputado Luciano Silveira (MDB), manifestou satisfação por conduzir a premiação, em nome do Parlamento, para um setor que se renova a cada ano. “Vocês são vencedores e promovem o desenvolvimento do nosso estado”. Integrante da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) destacou a inovação e a tecnologia presentes na atividade rural. “Tudo que tem de novo, de tecnológico, está vindo da roça”, comemorou, ao lembrar a pujança do setor nas últimas décadas e a garantia de segurança alimentar no futuro.

Secretário em exercício de Meio Ambiente e Infraestrura, Marcelo Camardelli Rosa, representante do governador na solenidade, mencionou a presença de produtores de destaque em suas atividades e a preocupação de todos em adaptar o setor para os desafios que virão.

Autor da lei que instituiu a premiação, o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Adolfo Brito (PP), falou em nome da presidência da Assembleia. Brito elogiou a perseverança do produtor rural e fez uma saudação àqueles que continuam lutando “mesmo após anos de sucessivas estiagens, e períodos de inundações”. Sobre isso, ao questionar a falta de mecanismos para armazenamento das águas, adiantou o norte de sua gestão à frente do Parlamento em 2024.”Quando estivermos na presidência, três temas serão prioridade: reservação da água, irrigação e piscicultura”, afirmou.

Premiação
Concedida a pessoas, instituições públicas e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha, a premiação inicia com as indicações dos parlamentares. Em seguida, essas indicações são submetidas à comissão julgadora formada por representantes do setor nas áreas pública e privada, e de representações da imprensa. Os nove julgadores receberam certificado de participação durante a cerimônia.

Vencedor na categoria Setor Agrícola, o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers) foi representado pelo presidente Cláudio Bier, que lembrou os 47 anos de fundação da entidade e a importância da indústria gaúcha no cenário nacional. “O setor é responsável por 60% das máquinas do país, sempre preocupado com o meio ambiente. Em Passo Fundo foi desenvolvida a primeira máquina de plantio direto, que permite plantar em cima da palha, sem assorear o solo. Também conseguimos mudar o tamanho da Expointer: agora, 95% das vendas são de máquinas agrícolas”, completou.

Pelo Setor Agricultura Ecológica, a Cooperativa Econativa, do município de Ipê, foi a vencedorado troféu. Em nome dos 130 agricultores cooperativados, Juarez Righez falou da “satisfação em produzir alimentos saudáveis e levá-los a muitas pessoas no RS e no Brasil, com a preocupação de preservar a biodiversidade. Compartilhem conosco a paixão pela preservação”, pediu.

Representando o grupo de mulheres da Confraria do Arroz, premiadas no setor Mulheres do Agro, Lívia Pinzon de Carvalho afirmou que o prêmio destaca a importância das mulheres no agronegócio, e que o trabalho da Confraria fortalece o setor orizícola.

Setor/Vencedores

1. Setor Agrícola – Simers
2. Setor Pecuário – Rogério Kerber
3. Setor Florestal – Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes
4. Setor Cooperativas Agrícolas – Cotribá
5. Setor Trabalhadores Rurais – Fetraf/RS
6. Setor Rural -Domingos Antônio Velho Lopes
7. Setor Propriedade Agropecuária Modelo – Clarice Rohr
8. Setor Mídia Agrícola – Escola Técnica Desidério Finamor (EETA)
9. Setor Desenvolvimento Agrário – Embrapa Clima Temperado
10. Setor Público Agropecuário – Escola Técnica Agrícola Guaporé
11. Setor Agricultura Ecológica – Econativa
12. Setor Agricultura Familiar – Emater
13. Setor Pesca – Mulheres Redeiras da Pesca
14. Setor Mulheres do Agro – Confraria do Arroz
15. Setor Jovem Produtor – Fernanda Gehling.

Fonte: Assembleia Legislativa RS

Texto: Joema Teles – MTE 6449

Veja outros artigos do Canal AgroBusiness AQUI.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *