Em cerimônia no Teatro Dante Barone, no dia 11 de dezembro, foram entregues troféus aos vencedores das 15 categorias da 10ª edição do Prêmio Folha Verde, na presença de parlamentares, autoridades e convidados. A distinção é promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia gaúcha.
Ao saudar a todos, o presidente da comissão, deputado Luciano Silveira (MDB), manifestou satisfação por conduzir a premiação, em nome do Parlamento, para um setor que se renova a cada ano. “Vocês são vencedores e promovem o desenvolvimento do nosso estado”. Integrante da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) destacou a inovação e a tecnologia presentes na atividade rural. “Tudo que tem de novo, de tecnológico, está vindo da roça”, comemorou, ao lembrar a pujança do setor nas últimas décadas e a garantia de segurança alimentar no futuro.
Secretário em exercício de Meio Ambiente e Infraestrura, Marcelo Camardelli Rosa, representante do governador na solenidade, mencionou a presença de produtores de destaque em suas atividades e a preocupação de todos em adaptar o setor para os desafios que virão.
Autor da lei que instituiu a premiação, o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Adolfo Brito (PP), falou em nome da presidência da Assembleia. Brito elogiou a perseverança do produtor rural e fez uma saudação àqueles que continuam lutando “mesmo após anos de sucessivas estiagens, e períodos de inundações”. Sobre isso, ao questionar a falta de mecanismos para armazenamento das águas, adiantou o norte de sua gestão à frente do Parlamento em 2024.”Quando estivermos na presidência, três temas serão prioridade: reservação da água, irrigação e piscicultura”, afirmou.
Premiação
Concedida a pessoas, instituições públicas e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha, a premiação inicia com as indicações dos parlamentares. Em seguida, essas indicações são submetidas à comissão julgadora formada por representantes do setor nas áreas pública e privada, e de representações da imprensa. Os nove julgadores receberam certificado de participação durante a cerimônia.
Vencedor na categoria Setor Agrícola, o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers) foi representado pelo presidente Cláudio Bier, que lembrou os 47 anos de fundação da entidade e a importância da indústria gaúcha no cenário nacional. “O setor é responsável por 60% das máquinas do país, sempre preocupado com o meio ambiente. Em Passo Fundo foi desenvolvida a primeira máquina de plantio direto, que permite plantar em cima da palha, sem assorear o solo. Também conseguimos mudar o tamanho da Expointer: agora, 95% das vendas são de máquinas agrícolas”, completou.
Pelo Setor Agricultura Ecológica, a Cooperativa Econativa, do município de Ipê, foi a vencedorado troféu. Em nome dos 130 agricultores cooperativados, Juarez Righez falou da “satisfação em produzir alimentos saudáveis e levá-los a muitas pessoas no RS e no Brasil, com a preocupação de preservar a biodiversidade. Compartilhem conosco a paixão pela preservação”, pediu.
Representando o grupo de mulheres da Confraria do Arroz, premiadas no setor Mulheres do Agro, Lívia Pinzon de Carvalho afirmou que o prêmio destaca a importância das mulheres no agronegócio, e que o trabalho da Confraria fortalece o setor orizícola.
Setor/Vencedores
1. Setor Agrícola – Simers
2. Setor Pecuário – Rogério Kerber
3. Setor Florestal – Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes
4. Setor Cooperativas Agrícolas – Cotribá
5. Setor Trabalhadores Rurais – Fetraf/RS
6. Setor Rural -Domingos Antônio Velho Lopes
7. Setor Propriedade Agropecuária Modelo – Clarice Rohr
8. Setor Mídia Agrícola – Escola Técnica Desidério Finamor (EETA)
9. Setor Desenvolvimento Agrário – Embrapa Clima Temperado
10. Setor Público Agropecuário – Escola Técnica Agrícola Guaporé
11. Setor Agricultura Ecológica – Econativa
12. Setor Agricultura Familiar – Emater
13. Setor Pesca – Mulheres Redeiras da Pesca
14. Setor Mulheres do Agro – Confraria do Arroz
15. Setor Jovem Produtor – Fernanda Gehling.
Fonte: Assembleia Legislativa RS
Texto: Joema Teles – MTE 6449