Um mural de 50 metros retratando o ambientalista José Lutzenberger foi inaugurado, no dia 25 de novembro de 2022, em Porto Alegre. A pintura fica em uma das laterais do edifício sede do IPE, instituto de previdência e saúde mantido pelo governo do estado.
O painel é uma criação em grafite do artista Kelvin Koubik, muralista natural de Porto Alegre, que iniciou sua trajetória aos 13 anos na Arte Urbana. Ele e a equipe levaram duas semanas para concluir a pintura do painel. O “Mural Lutz” homenageia Lutzenberger, lembra os 20 anos da sua morte, ocorrida em 2002.
Na obra de arte, Lutz, como era conhecido, é retratado de perfil interagindo em meio a plantas com borboletas e com um cardeal, pássaro tradicional do Sul. O edifício fica na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Aureliano de Figueiredo Pinto, no bairro Praia de Belas, região central da cidade. Kelvin Koubik foi homenageado com uma placa pela presidência do IPE Prev e do IPE Saúde.
José Antonio Lutzenberger nasceu em 17 de dezembro de 1926, e morreu em 14 de maio de 2002, foi agrônomo, escritor, filósofo, paisagista e ambientalista brasileiro que participou ativamente na luta pela preservação ambiental. Depois de trabalhar em uma indústria química de adubos, ele passou a se dedicar à ecologia. Lutz ajudou a fundar a Associação Gaúcha de Proteção Ambiental, criou a Fundação GAIA e foi incentivador da criação dos parques Delta do Jacuí e de Itapuã. Entre 1990 e 1992, ele ocupou a Secretaria Especial do Meio Ambiente no governo Collor.
As filhas do ambientalista, Lara e Lilly Lutzenberger, acompanharam a inauguração do painel. Emocionada, Lara Lutzenberger, agradeceu a homenagem. “Kelvin conseguiu captar de forma gigante um grande homem cuja mensagem só cresceu nos últimos anos”, acrescentou. O muralista Kelvin Koubik falou da gratidão por realizar o trabalho, o qual espera que possa suscitar interesse, respeito e amor à natureza nas novas gerações.
O projeto é financiado com recursos do Pró-Cultura e tem o apoio institucional da prefeitura, da Sedac RS e da Fundação Gaia. Os patrocinadores são CEEE Equatorial, Sulgás e Tintas Renner.
Nos últimos anos, edifícios da Capital gaúcha vêm sendo decorados com grafites e pinturas em suas fachadas. No Centro Histórico, uma obra de arte de 38 metros de altura faz homenagem à cultura negra. Em 2021, quatro empenas, na parte superior das paredes externas dos edifícios, foram pintadas no Centro Histórico e um cachorro paraplégico ganhou um mural em um viaduto de Porto Alegre.