Se você já ficou em dúvida se deveria ou não lavar o motor do carro, saiba que essa prática é prejudicial e pode danificar o sistema do veículo. Os carros modernos têm uma série de componentes eletrônicos que podem ser estragados pela água.
No passado, os motoristas costumavam lavar o motor dos carros porque eles eram mais simples e rústicos. Hoje, as montadoras não recomendam essa prática nos veículos modernos, que apresentam eletrônica embarcada. A água é prejudicial principalmente para o sistema de injeção eletrônica. A limpeza excessiva do motor pode danificar componentes eletrônicos e fazer com que o carro não ligue depois da lavagem. Também pode prejudicar a bateria e o alternador, além de gerar contaminação no reservatório de fluido de freio.
Mas existe uma forma correta de lavar o motor do carro?
Sim, porém você deve ter alguns cuidados antes. Existem locais especializados com equipe treinada que realizam esse serviço, seja limpeza por vaporização ou lavagem a seco. Mas você mesmo pode fazer esse serviço. Vai precisar de produtos como desengraxantes e desengripantes específicos para o motor, facilmente encontrados no comércio.
Dicas de como lavar o motor do carro de formas correta:
– Primeiramente o motor do carro tem que estar frio, o choque da água fria em alta pressão com as peças quentes do motor podem causar um curto circuito e danificar as peças. Proteja as peças sensíveis. Cubra as partes elétricas com um pano ou plástico, terminais de bateria, reles, velas (se esta danificar, adeus partida no motor) e bobinas.
– Borrife o produto em todo o motor e espere o tempo para ele fazer sua reação.
– Enxágue com uma lavadora de alta pressão (ao contrário do que muitos dizem, elas são econômicas em consumo de água), passe pelo motor em geral, mas lembre de tomar cuidados com as partes sensíveis, mesmo protegidas a pressão da água pode danificar alguns reles. Caso não tenha a máquina, use a mangueira mesmo. Evite usar balde com água, a sujeira fica retida no balde, e o resultado da limpeza não será satisfatório. Além de não limpar corretamente, você ira espalhar a sujeira por todo o motor.
– Seque com um pano ou se preferir, espere secar naturalmente, as peças eletrônicas precisam estar bem secas antes de ligar o carro. Evite secar os sistemas eletrônicos com o compressor de ar comprimido por ter água nos canos, alguns carros não falham no inicio mas após algum tempo a água condensa com o calor do motor e pode causar damos nas peças.
– Após a secagem, você pode passar produtos específicos para motor que dão brilho, também encontrados no comércio.
– Retire os plásticos (ou outro meio que usou para isolar os componentes sensíveis), use um pano úmido para realizar a limpeza das peças.
Colaboração: Felipe Gehrke – Mecânica 180 – Santa Cruz do Sul RS.